Saiba como participar

A consciência ambiental está presente na vida do ser humano desde que este adquiriu conhecimento da fragilidade do planeta. Uma vez que necessitamos de inúmeros recursos para impulsionar a produção de nossas fábricas, para fornecer energia...

Conheça mais sobre a ORLA VIVA

A Associação Ambiental ORLA VIVA-MA é continuidade do Projeto de Educação para Conservação Ambiental Orla Viva, iniciativa dos Professores José Maria dos Reis Maia Filho (SEDUC-MA) e Maurício Araújo Mendonça...

Nossas atividades

A Associação Ambiental ORLA VIVA-MA é continuidade do Projeto de Educação para Conservação Ambiental Orla Viva, iniciativa dos Professores José Maria dos Reis Maia Filho (SEDUC-MA) e Maurício Araújo Mendonça (UFMA)...

Conheça mais sobre a ORLA VIVA

A instituição recebe estudantes de todos os níveis de ensino e é aberta para visitação pública. De março de 2007 a dezembro de 2009 nossos registros indicam a presença de 6.725 visitantes, vindos de 14 Países, de 26 Estados brasileiros...

Saiba como participar

Como ONG, a Orla Viva representa um novo jeito de buscar o desenvolvimento social e promover o bem comum; O cumprimento de nossos objetivos institucionais se dá por meio da cooperação e do incentivo que recebemos...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Aquarismo no Brasil e no Maranhão: Histórico e curiosidades

    No canto da sala, em restaurantes, lanchonetes, escolas,  é sempre possível nos depararmos com uma redoma de vidro ou acrílico na qual habitam uma grande variedade de peixinhos coloridos, os famosos aquários. De origem provavelmente egípcia, a prática do Aquarismo nasceu justamente com esse cunho estético de contemplação e entretenimento das pessoas.  Ao longo dos séculos, a criação de peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em recipientes de vidro foi ganhando espaço e ganhando mais visibilidade no mundo científico.
    Já com as sociedades Clássicas, Grécia e Roma antigas, passaram a combinar a demanda pelo senso estético com os conhecimentos diversos envolvendo a biologia básica dos organismos criados, química (principalmente no que se refere a acidez da água), condições de luz, fatores ecológicos e físicos. Assim, a prática do Aquarismo se expandiu e acabou dando origem a Ictiologia, ou estudo dos peixes.
    No Brasil, a visibilidade do Aquarismo ganhou proporções somente no século XX, com as primeiras exposições públicas de aquários vindas dos Estados Unidos em 1922. Desde, então tem se difundido e crescido exponencialmente, de forma que é possível encontrar de pequenos aquarinhos caseiros de peixes beta à grandes aquários públicos com tubarões e raias, como o Aquário Acqua Mundo na cidade do Guarujá, São Paulo, hoje considerado o maior aquário da América Latina.
    Exposições públicas abertas a visitação ocorrem com a finalidade não só de entreter o público em geral mas também de demonstrar a diversidade de uma fauna e flora aquáticas que compõem determinada localidade. Assim, fica mais fácil ver o quão rico é o nosso planeta e como muitas ações antrópicas podem prejudicar essa biodiversidade fantástica.
    O Maranhão conta também com uma grande biodiversidade aquática. Em um estado com costa banhada por mar e serpenteado por grandes extensões de rios, não teríamos como não dispor de uma composição faunística de mais de milhares de espécies, dentre peixes, lagostas, estelas-do-mar, esponjas, ascídias, poliquetas,e nosso famoso carangueijo, muito apreciado na alimentação dos maranhenses.
Não distante disso, basta chegar até a base do Orla Viva e conhecer toda essa diversidade. Além da exposição de uma vasta variedade de animais fixados (corais, conchas, esqueletos de lagostas, carangueijos etc.) é possível observar o comportamento desses animais na sala de aquários, que dispõe de um acervo que contempla espécies ducícolas e marinhas.
    Pra criar esses animais é preciso conhecê-los e compreender como é o seu estilo de vida. São necessários diversos cuidados para se manter um aquário, quer ele seja marinho ou de água doce. Condições básicas de filtração, limpeza e troca de filtro, iluminação, acidez e turbidez da água, devem estar de acordo com as exigências dos organismos criados. Manter um aquário é não só divertido e, mas é principalmente extremamente educativo.
Espécime de Moréia dos aquários do Orla Viva - MA
    Nós os voluntários do Orla Viva, temos a oportunidade de trabalhar arduamente na manutenção dos aquários para exposição. É um tal de seca o aquário, e corre pro mar, pega água, carrega o balde, limpa o filtro e as mangueiras, toma cuidado para não estressar o animal, enfim, uma atividade dispendiosa mas que no final vale muito a pena.
     Então se você é estudante ou até mesmo fã do aquarismo, dê uma passada na nossa sede do Orla Viva na Praia do Araçagy, município de São José de Ribamar e venha ver e interagir com a vida aquática de outra forma.

Aguardamos você!

Por: Mariana Bonfim P. Mendes (Voluntária do Orla Viva-MA)

5 comentários:

  1. Muito legal o post Mari, ajuda a entender também o porque do aquarismo ser um dos hobbies mais populares do mundo.
    E reforço também o convite: visitem o ORLA VIVA

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o histórico do aquarismo.
    Mais legal ainda é saber que temos a oportunidade de ver e viver a vida aquática bem pertinho, no Orla Viva!

    :)

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda! Estao de parabens os "orleiros"!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vocês t~em gostado pessoal. Foi muito legal ir em busca dessas informações e ver que foi uma atividade que mudou tanto ao longo do tempo e hoje em dia é muito acessível. Continuem visitando o blog do Orla e visitem o Orla no Araçagy!

    (Só digo que minha mãe é linda)

    ResponderExcluir